Ainda surgiram outras versões, que escoavam líquidos ou areia ou ainda queimavam fluídos.
Por volta de 1500 d.C, um alemão, Petrus Heinlein, inventou o relógio de bolso, que tornou-se símbolo de status social por vários séculos.
![]() |
O "Ovo de Nuremberg", primeiro relógio de bolso inventado por Pedro Heinlein em Nuremberg, Alemanha |
Em 1814, Carolina Murat, princesa de Nápoles e irmã de Napoleão Bonaparte encomendou o primeiro relógio de pulso que se tem conhecimento, ao joalheiro Abraham Louis Bréguet. Abraham criou um dispositivo eletromagnético capaz de carregar a corda dos relógios.
Em 1848, o suíço Louis Brandt, aos 24 anos, abre uma fábrica de relógios de precisão com caixa de prata confeccionadas por artesões locais, em La Chaux-de-Fonds, Suíça, fundando assim a marca "Omega", conhecida até hoje.
Em 1868, a empresa suiça Patek-Philippe popularizou o relógio de pulso, tornando-o um cobiçado adereço feminino, com pulseiras de brilhantes.
Em 1880, o casal Curie, na França, descobre as qualidades piezo-elétricas do cristal de quartzo, proporcionando um aparelho com medição mais precisa. Suas descobertas lhe renderam duas vezes o Prêmio Nobel de Física.
Em 1904, Alberto Santos Dumont (sim, o brasileiro), pediu à seu amigo Louis Cartier que lhe fabricasse um relógio de pulso, devido à dificuldade em utilizar o relógio de bolso durante seus vôos, popularizando a partir daí o uso entre os homens também, agora com pulseira de couro.
![]() |
"Cartier Santos", o primeiro relógio de pulso masculino, encomendado por Santos Dumont à Louis Cartier |
Em 1955 é inventado na Inglaterra o Cesio I, o "relógio atômico", utilizando osciladores de cristal de quartzo, sendo três vezes mais preciso que os modelos anteriores.
Em 1957, a fábrica Hamilton dos EUA, apresentou o primeiro relógio de pulso eletrônico.
Atualmente, com a necessidade cada vez mais latente de gerenciamento do tempo, as diversas marcas, modelos e opções de relógios acabam por tornar este um objeto inseparável na vida das pessoas, conferindo-lhes praticidade e até mesmo definindo a personalidade do seu usuário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário