sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Tipos de Vidro para Relógios de Pulso


O termo vidro de relógio se refere à proteção transparente na parte de cima do mesmo. Existem vários tipos de materiais que são usados para a fabricação de vidro para relógios de pulso, mas três deles são os mais usados dependendo da fabricação, uso e qualidade do relógio. Cada material tem sua vantagem e desvantagem, assim vale a pena conhecer as particularidades de cada um. As vezes o vidro é chamado de cristal mas não pode ser confundido com o cristal que é usado na parte interna de muitos relógios para calcular o tempo.




Acrílico
É o mais barato e é na verdade um "vidro" de plástico. O plástico acrílico é resistente, flexível e transparente. Ele não pode quebrar, pois é muito leve. A desvantagem é que ele pode riscar facilmente. Os riscos podem ser removidos, é aconselhável consultar um joalheiro sobre a melhor maneira de proceder. A maioria dos relógios para crianças usam um vidro acrílico pois sendo mais difícieis de quebrar duram mais, afinal as crianças querem brincar e não se preocupar com os cuidados necesrios.





Vidro Mineral

 
O Vidro Mineral é o tipo mais utilizado em Relógios.
 A forma mais utilizada é o vidro mineral. Ele é fabricado através de calor ou produtos químicos, a fim de torná-lo mais resistente a riscos. Se o vidro se tornar muito arranhado ele precisará ser substituído. Também há risco de quebra. Ocasionalmente, quando um vidro de relógio quebra pequenos cacos de vidro podem interferir no funcionamento do relogio. Se isso acontecer, então o custo do reparo é provávelmente maior que o valor do relógio. A maioria dos relógios, no entanto, não termina a sua vida dessa maneira, por isso não há necessidade de ficar excessivamente preocupado. Mas vale a pena estar atento se o seu vidro de relógio não apresenta trincas, a fim de evitar que o mencionado acima aconteça. Trata-se do mesmo material utilizado na confeção de óculos de grau. Alguns vidros minerais são classificados como resistente a riscos, ou seja, possuem uma maior resistência à arranhões, porém nada se compara ao próximo tipo

 
Modelos com vidro de Safira só podem ser riscados por diamantes!
Cristal de Safira

Os vidros de relógio mais desejáveis são feitas de safira sintética ou genuína. Comumente a safira sintética é a mais usada. Esta é feita de óxido de alumínio cristalizado, tem as mesmas propriedades físicas que a gema natural freqüentemente usada em jóias, mas sem a coloração. É a maneira mais cara de se fazer um vidro de relógio, mas a vantagem é que o vidro é extremamente resistente. A Safira tem dureza 9 na escala de Moh, (que é a escala que mede a dureza relativa de todos os materiais) e está apenas atrás de diamantes, que mede 10. De todos os vidros é a menos provável a quebrar-se ou ser riscado. Sua preocupação deve ser a de não riscar outras superficies com o relogio! Cristal de safira é uma das características que elevam o preço dos relógios de ponta. Isto é devido ao valor da safira e também porque as ferramentas para cortar e modelar a safira usam diamantes, outra pedra cara.